Há 93 anos educando na Paz e no Bem.

Fala Garoto 2018

PROJETO FALA GAROTO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

 

Introdução

“As lutas por igualdade e respeito às diferenças têm sido constante em vários setores da sociedade, entre eles, e talvez, o mais importante, encontra-se no ambiente escolar, que se apresenta como lugar de mudança das falas diversas, do universo em transformação e de orientação. São dilemas que para serem resolvidos, precisam ser desnaturalizados e esse processo passa, necessariamente, pela informação séria que instrumentaliza professores e outros setores, voltados do respeito da pluralidade e enfrentamento a todo tipo de preconceito que apropria das falas e atitudes das pessoas no espaço escolar.”

(Professor Alexandre Magno Maciel)

1 - Justificativa

O projeto interdisciplinar visa proporcionar a todos envolvidos do Ensino Fundamental II, subsídios lúdicos-conscientizadores a respeito das diferenças ,tendo como suporte as obras do  escritor baiano Jorge Amado , especialmente “ O gato malhado e a andorinha sinhá “, que engajado com as questões sociais, políticas e principalmente literárias, traduz o povo baiano ,na sua diversidade, para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

2 - Objetivo Geral

Conhecer a vida e nos reconhecer na obra de Jorge Amado. Ampliar os conhecimentos de forma globalizada utilizando a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento em situações concretas, propiciando ao aluno condições favoráveis de aprendizado ,incentivando-o a apresentar trabalhos partindo  de sua realidade e do seu conhecimento .

3 - Objetivo Específicos

  • Língua Portuguesa
  • Acompanhar a literatura do romance” O gado malhado e a Andorinha Sinhá”;
  • Explorar os temas mais evidenciados nas obras do autor;
  • Localizar a obra no momento literário;
  • Apresentar uma peça de teatro baseado no livro;
  • Construir um álbum biográfico sobre o autor em estudo;
  • Trabalhar com fichas fílmicas.

4 - Componentes curriculares envolvidos

Português

Criar um álbum sobre a obra e vida do autor.(em grupo).

Redação

Reescrever contos mudando o desfecho (aproveitar o tema do livro).

Artes

Construir artefatos para a peça.

 

Geografia

Reconhecer no mapa as regiões apresentadas nas obras de Jorge Amado, principalmente a região cacaueira.

História

Conhecer a biografia de Jorge Amado. Mostrar as mudanças da época dos coronéis do cacau.

Língua Inglesa

Como ficariam os nomes das obras em inglês ?/Resumir e traduzir a obra de Jorge Amado para o inglês.

 

Matemática

Realizar uma pesquisa de campo sobre o conhecimento da obra e da vida de Jorge Amado. Depois transformar os dados em gráficos.

Ens. Religioso e Filosofia

Reconhecer e respeitar as diferenças sociais, culturais e religiosas do nosso povo.  

 

Biologia

Conhecer   o uso industrial do óleo de dendê e do cacau. Construir um painel ilustrando a questão do biodiesel.

Educação física

Explorar a musicalidade.

5 - Recursos

  • Obras literárias.
  • Textos impressos.
  • Filmes: A morte e a morte de Quincas Berro D’agua e Capitães da Areia.
  • Pesquisa.
  • Dança.
  • Cartazes.

6 - Público – alvo :

Alunos do 7ª ano e respectivos pais.

7 - Pontuação

  • Parte teórica desenvolvida em sala de aula por cada professor responsável pela sua disciplina – 1,0 ponto
  • Parte prática será a culminância do projeto com a peça: O gato Malhado e a Andorinha Sinhá com a participação dos professores e alunos.

 

Confira as fotos do Projeto