Há 93 anos educando na Paz e no Bem.

Projeto Biomas Brasileiros

OBJETIVOS:

  • Desenvolver o senso crítico e oralidade;
  • Incentivar leituras extraclasses;
  • Ampliar a vivência, através da troca de ideias e relativização dos pontos de vista do trabalho em equipe;
  • Usar técnicas de investigação;
  • Propor discussões acerca do tema da Campanha da Fraternidade 2017 – FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA;
  • Informar e sensibilizar os alunos visando à mudança de comportamento, tornando-os verdadeiros agentes da sociedade sustentável;
  • Desenvolver autonomia de ação para a interferência no processo sócio ambiental e em sua modificação.

 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

  • Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Matemática, Inglês e Informática.

 

PÚBLICO ALVO:

  • Professores e alunos do 4º e 5º anos

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

  • Durante os meses de março, abril, maio e junho.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

  1. Leitura e reflexões do livro: “Biomas – Conhecer para proteger” (Fernando Carraro / FTD)
  2. Análise de filmes, documentários, textos, dinâmicas e músicas acerca do tema.
  3. Palestra, bate-papo (Biólogo, oceanógrafo e/ou ambientalista)
  4. Estudos e produção textual  ( Email, HQ, Charges, reportagem baseados nos temas).
  5. Aula de campo.
  6. Pesquisas, relatórios, murais, entrevista, maquetes...
  7. Sala temática (Exposição final)

“Sala temática tem como objetivo fazer o aluno (a) interagir com uma maior diversidade de recursos e materiais pedagógicos e ter mais condições de estabelecer uma relação entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo.”

 

ROTEIRO DE EXECUÇÃO:

  • Haverá um sorteio, entre as professoras, onde cada turma do 5º e 4º anos ficará com um Bioma para estudar e expor. (BIOMAS: AMAZÔNIA, CAATINGA, CERRADO, PANTANAL,
  •  MATA ATLÂNTICA, PAMPA, COSTEIRO, PRESERVAÇÃO e REFLORESTAMENTO, E IMPACTOS AOS BIOMAS ( DESTRUIÇÃO )

As nove turmas envolvidas (4º e 5º anos) dividirão cada classe em 5/6 grupos cada um já com o seu BIOMA _____________________ e cada grupo com os seguintes subtemas: _______________________________________________________________________________

  1. Rios
  2. Fauna
  3. Flora – vegetação
  4. Povos tradicionais
  5. Divulgação – Panfletagem
  6. Atividades Econômicas

Tema e subtemas propostos, cada equipe deverá realizar pesquisas individuais sobre o tema e o  subtema definido e trará, para a classe, no dia marcado pela professora. Em seguida, farão, em classe, um álbum, para cada equipe. Esta é a 1ª etapa que será validada com 1,0 ponto para todas as disciplinas da 1ªUnidade.

Na 2ª Unidade, as mesmas equipes ,com o mesmo tema e subtema , já com a seleção dos dados da 1ª Unidade, irão definir a maneira de expor seu conteúdo na forma de uma sala temática, podendo as equipes optar por exposições em: mapas, maquetes, gravuras, fotos, mudas de plantas, caracterização de povos tradicionais (os alunos usarão figurino dos povos), marionetes, animais empalhados ou criados,... A exposição da sala temática acontecerá na Semana do Meio Ambiente, em junho, e essa 2ª etapa avaliativa do trabalho, constará 1,0 ponto para 2ª Unidade em todas as disciplinas envolvidas.

 

CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA A 1ª UNIDADE:

  • Organização.............................................. 0,2
  • Criatividade................................................0,2
  • Apresentação ............................................0,2
  • Desempenho (individual) ..........................0,2
  • Pesquisa (individual ..................................0,2

                TOTAL.................................................. 1,0

ESSE PROCESSO AVALIATIVO SERVIRÁ PARA 1ª E 2ª UNIDADES

  • O trabalho terá algumas atividades em equipe e as reuniões serão desenvolvidas em classe.
  • A professora de cada classe, irá determinar as datas, os horários das reuniões e apresentações das equipes no decorrer do trabalho pontuado.

           É preciso ficar atentos às informações enviadas, na agenda e na comunicação em sala.