Há 94 anos educando na Paz e no Bem. Contatos: 71 3555-3400 E-mail: matriculas2021@csjose.com.br Zap. 71 98106-7101

Projeto Consciência Negra

Projeto Consciência Negra

“O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) através de palestras e eventos educativos, procura evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferioridade perante a sociedade.”

A diáspora negra, as relações de poder, a intolerância e preconceitos de todos os tipos e níveis devem ser alvo de reflexão e combate, principalmente entre as crianças e adolescentes, a fim de que se possam formar cidadãos e cidadãs adultos construtores de relações pacíficas no mundo.

 

O Projeto se propõe a:

  1. Cumprir a Lei 11.645 de 10/03/2008 que altera a lei 9.394 de 20/12/1996. A lei em vigor torna obrigatório em todo ensino básico Privado e particular o estudo da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
  2. Desenvolver no adolescente a prática da pesquisa de aspectos sócio-políticos, religiosos e culturais brasileiros contidos na temática Consciência Negra.
  3. Desenvolver o espírito de solidariedade, cooperação e amizade, eficiente maneira de construir a paz no mundo e no inter-relacionamento.
  4. Reconciliar o aluno com os processos metodológicos de ensino aprendizagem, criando maior interesse e satisfação pelo estudo. 
  5. Desenvolver psicomotricidade, criatividade e produção artística. 
  6. Conhecer estilos, obras e artistas negros.
  7. Valorizar o trabalho em equipe.