Há 93 anos educando na Paz e no Bem.

Projeto - Eu e os Outros

PROJETO - EU E OS OUTROS - 5º ANO

Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino.

Como se preparar na vida e para a vida?

Todo ser humano tem suas crenças e, com base nelas, seus pensamentos, convicções e sentimentos, que culminam nas atitudes.

 Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

O Colégio se tornaria vazio e ineficiente caso se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças” inserindo, no processo educacional, valores e atitudes que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

O projeto se propõe a:

  • Conscientizar os alunos da necessidade de pensar, de forma reflexiva, sobre si e o próximo, cultivando a solidariedade, trabalhando o senso de tolerância, respeito à diversidade, desenvolvendo a autoestima.
  • Propor discussões acerca do tema central do livro Eu e os Outros – Melhorando as relações”- paradidático estudado na 3ª Unidade, ajudando a formar uma consciência dos valores éticos e morais.

  • Identificar e repudiar o bullying e/ou quaisquer outros tipos de desrespeito, discriminação, exclusão e desvalorização do ser humano, praticados contra outrem.

Atividades que estamos realizando e iremos realizar:

  • Reflexões de textos, do livro paradidático Eu e os Outros – Melhorando as relações”, filme, documentários, músicas... (Respeito, preconceito, honestidade, violência, amor) dança, teatro, cartazes.
  • Localização e identificação geográfica das regiões brasileiras, seus biomas, da existência de tribos indígenas e remanescentes de quilombos.

  • Análise de gráficos sobre diversas estatísticas acerca do tema e subtemas estudados (violência contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, nas escolas, destruição do meio ambiente, tolerância religiosa, cooperação entre as pessoas, valorização da diversidade étnica, igualdade de direitos...)

  • Produção de texto (Baseado na literatura de cordel), oficina de arte envolvendo imagens que retratem os conteúdos trabalhados no projeto.

Como acontecerá a avaliação?

  • A avaliação será processual, cumulativa e prática. Ela teve início na 3ª Unidade e valerá 2,0 (dois pontos) para 2ª parcial, contando para Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História e Geografia.
  • Os critérios que serão utilizados:

                        VALOR TOTAL DO TRABALHO

 

2,0

  • Comportamento (individual)

 

0,5

  • Participação (coletivo e individual)

 

0,5

  • Conteúdo: CARTAZ / PESQUISA / RESPONSABILIDADE / ASSIDUIDADE / PONTUALIDADE (Trio e individual)

 

1,0

ATENÇÃO AOS AVISOS IMPORTANTES!

O projeto interdisciplinar: EU E OS OUTROS, mediado pela professora regente de cada classe, trará seus subtemas e algumas atividades distintas e datadas por ela.

Os alunos precisam ficar atentos às reuniões e explicações realizadas em classe, para não esquecerem os materiais e pesquisas solicitados, tendo assim assiduidade e pontualidade nos ensaios, encontros e entregas datadas pela professora na agenda.

 

CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO