Há 93 anos educando na Paz e no Bem.

Projeto Semeando a Paz - 5° ano do Ens. Fundamental I

PROJETO SEMEANDO A PAZ

A Campanha da Fraternidade deste ano, nos convoca a viver a prática de Jesus no exercício da escuta, da saída missionária, do acolhimento, do diálogo, do anúncio e da denúncia da violência na dimensão pessoal e social. A lógica do amor é o único instrumento eficaz diante das ações violentas.

A Campanha da Fraternidade, abordando a realidade, nos provoca a sermos construtores da paz e gestores da fraternidade. Superar a violência é tarefa de todo cristão, pois recebemos o mandamento do amor como vocação e missão.

Desejamos refletir a realidade da violência com nossos alunos, vamos propor ações concretas para o enriquecimento do nosso trabalho.

OBJETIVOS:

- Propor discussões acerca do tema central da Campanha da Fraternidade 2018 (Fraternidade e Superação da Violência) e do livro “Semeando a paz”;

- Valorizar a convivência em grupo, através da troca de ideias e relativização dos pontos de vista;

- Desenvolver o senso crítico e oralidade;

- Informar, desenvolver, estimular e sensibilizar atitudes de solidariedade, respeito, união, paz e não violência entre os alunos, toda comunidade escolar, nas relações familiares e do planeta;

- Incentivar leituras extraclasses;

- Explorar a estrutura dos gêneros textuais: História em quadrinhos e charges.

DISCIPLINA ENVOLVIDA

Língua Portuguesa

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

Meses de fevereiro, março, abril e maio.

ROTEIRO DO TRABALHO:

1ª etapa

Os alunos, do 5º ano, promoverão uma Oficina nas suas classes, tendo como tema: Formando multiplicadores da paz. Nessa Oficina os alunos do 5º ano ficarão responsáveis em ensinarem, aos colegas convidados a aprenderem a ser, a conviver, a fazer e a promoverem a paz. Cada turma do 5º ano será responsável por momentos de reflexões e vivências, direcionados para alunos do 1ºe/ou 2º e/ou 3º e/ou 4º ano, numa tarde, na sua classe ou em outro espaço escolhido pela turma responsável. A sala será dividida, pela professora em equipes e cada uma será responsável em abordar:

- 1º Grupo - Tema sobre a paz no recreio. Explicar e conscientizar os alunos. Apresentação de um seminário;

- 2º Grupo - Um musical (coral) que fale da paz no mundo, dizendo não a violência. Pode ser uma paródia ou música conhecida, constando composições que externam esse sentimento e mensagem;

- 3º grupo - Um teatro de fantoches, com o tema “Semeando a paz”. A história criada, poderá abordar temas como: trânsito, falar dos refugiados, das guerras, da violência presente nos campeonatos de futebol e nos estádios mostrando as formas de semear a paz;

- 4º Grupo - Uma Vivência de Paz e Bem. Essa equipe se responsabilizará em entregar papéis para que os alunos convidados, elaborarem panfletos e/ou cartazes para serem distribuídos nos diversos setores do colégio, baseado no   tema: “A paz que eu quero ter”;

- 5º Grupo – Através de dança ou de alguma dinâmica passar a importância da paz, do fim das guerras e a manutenção da fraternidade aos convidados.

2ª etapa

Elaborar um álbum, em trio, contendo:

- Capa;

- 1ª página – Identificação;

- 2ª página – Apresentação;

- 3ª página - Construir uma história em quadrinhos, com as devidas ilustrações, contendo os personagens do livro “Semeando a Paz”, enfocando o tema bullying e a superação com o respeito (mínimo de 6 quadrinhos);

- 4ª página - Pesquisar sobre charges, a fim de se basear na criação da sua charge. O tema deve centrar em críticas às demonstrações de violência que ocorrem: no trânsito, na escola, nos estádios, nas residências, no bairro... Escolha o seu tema.

- 5ª página – Após análise e reflexão do texto jornalístico contido no livro de literatura, “Semeando a paz”, páginas 7 e 8, a equipe deverá pesquisar ONG’s responsáveis por manter a paz em nosso país, Slogans e/ou logomarca dessas ONG’s e seus significados e campos de atuações.

- 6ª página - Nas páginas de 12 a 14, após a experiência das penas do travesseiro, a professora dá uma grande lição à turma sobre o imenso mal que causam quando inventam ou reproduzem conversas que não são verdadeiras (FOFOCAS). Releia essas páginas e retire a mensagem dada pela professora. Ilustre-a.

- 7ª página - Pesquise a música da Campanha da Fraternidade 2018 e escolha uma estrofe para fazer um desenho sobre esse tema.

- Conclusão do álbum: use alguma mensagem, que fale da paz, contida no livro ou alguma importante e significativa vivência da paz na sua vida.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

0,2

CONTEÚDO

0,3

CRIATIVIDADE

0,2

COMPORTAMENTO

0,3

TOTAL

1,0 – Valor do trabalho

 
OBSERVAÇÕES

- O trabalho do álbum será em trio e desenvolvido em classe, porém pesquisado em casa e trazido para escola, no dia solicitado pela professora, através da agenda;

- O seu álbum pode ser encadernado ou colocado numa pasta catálogo;

- Fique atento(a) às datas das reuniões dos trios e das equipes grandes, referente às Oficinas que serão sempre marcadas na agenda;

- As Oficinas serão em equipes, com uma quantidade maior de componentes, e divididas pelas professoras de cada classe, com a forma acordada com seus alunos;

- O comportamento será dado de forma individual, de acordo com a participação e comprometimento das atividades na hora dos grupos.

 

CONFIRA AS FOTOS DO PROJETO